domingo, 29 de janeiro de 2012

Gyaru.

Gyaru (ギャル) é a palavra japonesa para definir "Gal".
Essa moda teve inocio, mais ou menos, no ano de 1991 quando algumas garotas, conhecidas como Kogal, começaram a se rebelar ao padrão de beleza japonês, começando a se bronzear, usar suas saias colegiais bastante curtas (sendo o padrão na altura dos joelhos) e loose socks ao invés das tradicionais meias ¾ dos uniformes japoneses. Podemos dizer que, de forma ampla, as gyarus são garotas com uma boa posição social e muito ligadas a moda, tanto ocidental quanto oriental.


Gyarus sempre usam marcas caras, de designers famosos, tanto Japoneses quanto mundialmente. Elas têm cabelos claros (dependendo do estilo, vai de um tom cinza a tons platinados, ou de castanho claro a loiro), algumas vezes lisos, outras vezes ondulados. A pele, geralmente bronzeada, varia de tons bastante naturais a bastante escuros, apesar de, claro, ter garotas que preferem manter a pele bastante branca. Existe uma "ramificação" grande dentro do estilo, apesar de que no Japão, todas são tratadas simplesmente por Gyaru, sem haver distinção de estilo.

Apesar de não haver tanta distinção na hora de se "chamar" uma Gyaru, a classificação existe e conta com diversos estilos que se diferenciam bastante. Mas como saberemos identificar? Pois bem, muitas vezes se vê pelas roupas, marcas e comportamento. Alguns sub-estilos dentro do "Gyaru" são os seguintes:

Gyaru Kei (ギャル系)
É o estilo mais geral e não pede bronzeamento artificial na pele e apesar de ser um sub-estilo ele também contêm sub-estilos. 


Os mais comuns desses sub-estilos são esses:

Amekaji Gyaru: Usam marcas americanas casuais, incluindo as botas chamadas de Uggs.
Saike Gyaru: Usam o chamado ‘Club Wear’, ‘Tie Dye’, estampas tribais, etc.
Roma Gyaru: Usam roupas fofas e românticas.
Bohemian: Usam vestidos com estampas boêmias, coletes, etc.
Miritai: Como o próprio nome já diz elas usam, ao menos, uma peça do estilo militar.
Rokku: Usam camisetas com estampas ‘rockers’, litras, xadrez, estampas de caveira, entre outros.
Rizouto: Basicamente usam roupas de verão como saias-ciganas, shorts e camisetas.
Marin: Usam litras azuis/vermelhas/brancas, ancoras. Basicamente um ‘Marine Mode’.
Haady Gal: Tem um estilo colorido, brilhante, com padrões estranhos.

Gyaru Oh (ギャル男)
Por mais que Gyaru seja uma palavra destinada a garotas, há sim rapazes que seguem a moda e, um exemplo disso são os Gyaru Oh. Usam cabelos prateados, castanhos e até rosas. Jaquetas, casacos ou camisas abertas, regatas por baixo e jeans.


Onee Gyaru (ギャル)
É o estilo mais clássico, usado geralmente por mulheres mais adultas/maduras. Inclui roupas sexys e de marcas realmente famosas como Louis Vuitton, Channel, Dolce&Gabanna, que tem uma enorme ênfase no estilo, assim como a classe social.


Dentro do estilo ainda se inclui o Serebu (セレブ), que se baseia na moda das celebridades ocidentais, sendo necessário conhecer tanto a moda ocidental quanto a oriental.


Hime Gyaru (姫ギャル)
É o estilo Princesa das Gyarus. Usam muito rosa, vermelho, azul, laços, estampa de animais (onças, zebras, leopardo) e florais, cabelos armados e enrolados. São bastante elegantes, usando sempre botas ou sapatos de salto, unhas decoradas e acessórios para o cabelo como mini-coroas. 


Onii-Kei (兄系)
É um estilo onde o fator 'cool' é extremamente importante. Utilizam muito óculos escuros, quando não se encontram em boates, jeans, sapatos ou botas. É visto, também, nos homens, como a versão mais clássica e amadurecida do Gyaru Oh. Existem também mulheres que seguem o estilo, geralmente usando algo xadrez (camisa ou short), camisetas estampadas ou, algumas, até mesmo, seguem o estilo do mesmo modo que os homens.


Manba (マンバ)
A parte, um tanto quanto, polêmica do estilo.
É a "evolução" do estilo conhecido como Yamamba. Não são mais usados os adesivos abaixo dos olhos e, nem mesmo, os acessórios havaianos que as Yamambas utilizavam, porém o tom escuro de pele e a maquiagem conhecida como "Panda Makeup" continuam em alta (apesar de que com novas cores além do branco), além de usarem cílios postiços coloridos e jóias em torno dos olhos.
Usam roupas coloridas, os cabelos tendem a ser loiros ou de cores bastante fluorescentes. 
Existe também um estilo masculino das Manbas que é conhecido como Sentaa (センター).


Banba (バ゛ンバ)
Esse estilo é visto como uma versão mais "light" das Manbas. Usam cabelo em cores neon ou natural, pele num tom mais claro e sem a maquiagem excessivamente branca em volta dos olhos. São conhecidas por ter um estilo meio "Barbie" na hora de se vestir.


Tsuyome Gal (めギャル)
Esse estilo é conhecido como a versão mais "light" das Banbas, com um certo toque mais agressivo, com uso de camisetas rasgadas, luvas de couro sem dedos, cintos com caveiras etc. Tem um certo toque de rocker, bicker e hiphop. Usam a maquiagem mais leve, sem o branco forte em torno dos olhos e sim cores mais suaves.



As faladas Yamambas são essas: 


Muitos desses estilos aderiram também ao uso das Circle Lens, as mesmas que os Ulzzangs usam, só como diferença, abusando um pouquinho mais dos cílios postiços. 


Post by: @nyyya_18